Novela das Oito

O nome é só pela audiência... SHOW ME THE MONEY!!!

sexta-feira, outubro 13, 2006

O sonho não acabou ! (?)


"Ser comunista até os 30 anos é ter coração. Ser comunista depois dos 30 é burrice" Edukators
Como fazer uma revolução hoje? Você faria um revolução pelo quê? O que a(o) motivaria a levantar do sofá, desligar a televisão e ir para as ruas? Então, por que ainda está aí sentado lendo isso aqui?
Afinal, por que tanta apatia? Por que não olhamos para os moradores de ruas, para as crianças que pedem nos semáforos? Porque sabemos que não podemos fazer nada? Não podemos ou não queremos?
Se todos fracassaram antes de nós, por que obteríamos sucesso? Nossos pais eram hippies, contra a ditadura, usavam chinelões e "caminhando e cantando e seguindo a canção" e o que são hoje? Empresários de multinacionais, advogados de criminosos do colarinho branco, chegam em casa e assistem ao Jornal Nacional, na Globo, vão a shopping centers (centros de compras) e suas praças de alimentação, de sexta assistem ao interessante Globo Repórter, aos sábados à Zorra Total e aos domingos Faustão e Fantático, onde está a Revolução?
"E quando você menos espera seu voto é conservador", tal trecho de Edukators, filme alemão de Hans Weingartner de 2004, encerra a narrativa de como também os revolucionários são comprados. SIM, todo seu ódio transformador e revolucionário sera comprado! Por um carro melhor do que um Gurgel, por um par (ou 2) de vidros automáticos e ar-condicionado, por um apartamento maior, por um vinho melhor, por um hospital melhor, o que, para o Sistema, é considerado MELHOR.
O Sistema. Mas quem? Como? Onde? O que? O capitalismo é bom, para quem tem dinheiro. Quando o dinheiro compra tudo, viver torna-se perigoso.
"O que era revolucionário hoje é vendido nas lojas. Camisetas do Che Guevara e adesivos de anarquia" Edukators
"- Vamos mudar o mundo?
- Vamos!
- Ah, não vão não. O mundo está bom do jeito que é. Se você quiser mudar, você é: comunista." Trecho da peça Memória das Coisas